
Considerando a política de transformação digital do governo, a gestão estratégica dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é fundamental para o sucesso das ações. Nesse contexto, o Ministério das Comunicações (MCom) aprovou e publicou seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2023 – 2024 (PDTIC 2023 – 2024). O documento é obrigatório, por determinação da Controladoria-Geral da União (CGU) e visa traçar diretrizes sólidas para a utilização e o aprimoramento desses recursos.
Essa definição é importante para que as ações do ministério estejam em consonância com a política de transformação digital do governo, que busca oferecer serviços públicos de qualidade, com menos gasto de tempo e dinheiro por parte do cidadão, para melhorar a vida daqueles que vivem e trabalham no país.
As diretrizes do PDTIC orientam o setor de Tecnologia da Informação do MCom em todas as suas atribuições, sejam elas ligadas a contratações, licitações ou programas novos da pasta. O documento traz seis necessidades do ministério – identificadas a partir de avaliação feita ao final da PDTIC anterior – e, no escopo de cada uma, metas a serem cumpridas e ações a serem executadas até 2024. Assim, já no próximo ano, começam as reuniões de avaliação do documento atual, a fim de reunir informações que vão embasar a elaboração do próximo PDTIC.
Ver mais…