Nesta segunda-feira, 7, passa a operar a Infovia 01, rede de fibra óptica com 1.100 quilômetros de extensão instalada no leito do Rio Amazonas, ligando Santarém (PA) a Manaus (AM). A infraestrutura beneficiará 3 milhões de pessoas com internet banda larga, como parte do projeto Norte Conectado do Ministério das Comunicações.
O programa conta, no total, com oito Infovias que irão atender 59 municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Os 1.100 quilômetros de cabos de fibra óptica que correm até Manaus, passarão por Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará; e Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas.
A inauguração, realizada no Campus da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro das Comunicações, Juscelino Filho; além dos presidentes da Anatel, Carlos Baigorri e da Telebras – recentemente tirada do projeto de privatização, Frederico Siqueira Filho, entre outras autoridades como o governador de Santarém, Helder Barbalho (MDB).
Recomendado: Fair Share: o que dizem os principais atores do ecossistema digital na consulta
Em seu discurso, Juscelino Filho disse ter orgulho do marco histórico que a inauguração da infovia 01 representa. “Estamos trazendo tecnologia para um dos maiores biomas do planeta, através dessa e de mais sete infovias que já começaram a ser executadas em toda a região norte, sem causar dano ao meio ambiente, compatibilizando infraestrutura e conectividade”.
O ministro também revelou as metas de inauguração das demais infovias e diz que até 2024, serão 12 mil quilômetros de extensão de cabos subfluviais que ligarão o Atlântico ao Pacífico.
“Em 2024 chegaremos a Porto Velho e Rio Branco formando o cinturão óptico que brevemente vai possibilitar a integração dos países que compõem a Pan-Amazônica: Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, as Guianas e Suriname, unindo o Atlântico ao Pacífico”.
Andamento das infovias
Segundo o ministro, até dezembro deste ano, serão inaugurados os cabos ópticos subfluviais de Tefé a Tabatinga no Amazonas, e depois, até Leticia na Colômbia, passando também por Benjamin Constant e Atalaia, fronteira com o Peru. A Infovia 03, de Belém a Macapá, será lançada já em setembro e a 04, da Vila do Mouro até Boa Vista em Roraima, ainda no final deste mês de agosto.
“Este já é um dos maiores projetos de conectividade do mundo para uma só região do país”, ressaltou Filho.
Em seu discurso, o presidente Lula acrescentou: “a gente não pode falar só de avanço da tecnologia sem incluir nisso o avanço do povo. E o povo deve ter dignidade possibilitada pela tecnologia: que cada mulher e homem tenha direito ao trabalho e, as crianças, à educação de qualidade”.
Lula também aproveitou para destacar outros projetos do governo federal e o encontro do clima em 2025, que ocorrerá em Belém com líderes do mundo todo.