A prefeitura de Vitória, capital do Espírito Santo, tomou medidas significativas para acelerar a expansão do 5G na cidade ao sancionar a Lei 9.971/2023, que regulamenta a instalação de infraestruturas de suporte para antenas. A nova legislação, alinhada com as diretrizes da Lei Geral de Antenas, visa preparar a cidade para a expansão da tecnologia 5G.
A atualização da lei abre caminho para um licenciamento mais ágil e simplificado, um requisito essencial para a expansão da rede 5G, que deverá suportar de cinco a dez vezes mais antenas em comparação com o 4G. Além disso, também permitirá a instalação dessas antenas em postes de iluminação pública ou privados com altura inferior a 25 metros.
Leia: Telas para vídeo chamadas em paradas de ônibus são instaladas para segurança de mulheres
“Vitória sai na frente como a primeira cidade do Espírito Santo a adequar essa legislação e permitir a expansão do 5G para que as pessoas tenham mais oportunidades”, enfatizou o prefeito Lorenzo Pazolini . “A lei trará possibilidade de expansão do 5G, possibilitando geração de renda, trabalho e trazendo desenvolvimento e principalmente valorizando a tecnologia da informação.
Atualmente, Vitória já conta com 73 antenas 5G em operação, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), confirmados pela Conexis Brasil Digital. Em julho de 2023, a cidade registrou 72,4 mil acessos com a tecnologia de quinta geração.
“Os benefícios do 5G vão além, preparando o terreno para a tão aguardada era da Internet das Coisas (IoT). Equipamentos domésticos, veículos e até semáforos serão conectados, tornando a cidade mais eficiente e inteligente”, comentou o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari, após se reunir com o prefeito Pazolini.
*Com informações da Conexis Brasil Digital