Serpro apresenta jornada para nuvem a órgãos do judiciário de todo o país

Serpro apresenta jornada para nuvem a órgãos do judiciário de todo o país

a última quinta-feira, 3, o gerente de Produtos de Ambientes e Conectividade do Serpro, Eduardo Cardim, apresentou uma palestra na qual explicou como a migração para um ambiente em nuvem pode acelerar a transformação digital dos órgãos do judiciário brasileiro. A palestra foi uma das atrações do 18º Congresso de Inovação no Poder Judiciário & Controle (Conip). Considerado o principal evento brasileiro de TIC para o setor, o Conip tem o Serpro como um de seus patrocinadores.

Simplificação

Segundo o Gartner, a previsão de investimentos de governos de todo o mundo em TIC, para 2023, é da ordem US$ 589 bilhões. São gastos que vão incluir tecnologias de nuvem, inteligência artificial, “machine learning” e ferramentas de análise de dados. A ideia é simplificar, cada vez mais, a relação entre governo e cidadão “Quanto menos se enxerga o serviço, mais eficiente ele é”, avaliou Cardim.

Mas como garantir essa eficiência no setor público, que exige, até por necessidade de controle, procedimentos de contratação muitas vezes morosos e complexos? O problema da contratação típica do governo é que é necessário um catálogo anexo, com preço dos itens. No entanto, a necessidade por serviços específicos costuma mudar durante a contratação e, na prática, a adesão acaba forçando com que o cliente se encaixe no contrato e não o contrário.

Ler mais…